<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7642394490584124287\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira7.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira7.blogspot.com/\x26vt\x3d6931918030699392325', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Tema em destaque: Língua, nome e identidade numa situação de plurilinguismo concorrencial: o caso de Timor-Leste

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
"Este ensaio debate as relações entre língua, nome e identidade no contexto plu-rilinguístico de Timor-Leste. Mais concretamente, aborda a questão da relação entre o nome próprio e o nome de família como uma das singularidades do sistema linguístico timorense. Através dos nomes e das práticas de nomeação em Timor-Leste e da forma como se constroem e se articulam com outros fenómenos coevos, pretendo chegar à discussão dos níveis de identidade cultural e das bases sobre as quais assenta o próprio sentimento de identidade nacional timorense.

PALAVRAS-CHAVE: Timor-Leste, nomeação, plurilinguismo concorrencial, identidade.

Meu nome é a minha voz
dirigida ao pensamento
Ruy Cinatti

O fio de Ariadne que conduz o investigador no labirinto
é aquilo que distingue um indivíduo de outro
em todas as sociedades conhecidas:
o nome.

As linhas que convergem para o nome e que dele partem,
compondo uma espécie de teia de malha fina,
dão ao observador a imagem gráfica
do tecido social em que o indivíduo está inserido
Cario Ginzburg

AS EPÍGRAFES ESCOLHIDAS PARA ESTE ENSAIO BALIZAM O TEMA DESTE colóquio entre a evocação poética e a análise sociológica e revelam, pela amplitude da diferença entres estes dois registos, a vastidão dos campos em que os nomes de pessoas ganham sentido e significado. Se a convocação de Ruy Cinatti poderia ser justificada pela sua profunda ligação a Timor, que bem conheceu e onde residiu vários anos, mais sentido tem verificar o alcance da sua referência, nesse contexto, à questão do nome.

A prática de nomeação assume, como fortemente sublinha Cario Ginzburg, uma feição de mecanismo universal de referência social, no qual convergem duas funções diferenciadas: a identificação através da individuação de cada elemento no conjunto do grupo alargado (entre nós, através daquilo que designamos "nome próprio"); e a vinculação desse mesmo elemento a um grupo social mais restrito, que identificamos com os seus parentes (através da partilha de "nomes de família").

Estes pressupostos mais não fazem do que sublinhar a pertinência de convocar as práticas de nomeação pessoal, como práticas universais e portanto eminentemente comparáveis, para através delas - e sobretudo das modulações e das variações que apresentam - aceder a elementos fundamentais das estruturas socioculturais dos ambientes em que são produzidas. Usemos, pois, os nomes para ver Timor para além deles [...]"

Índice - download

Consulte o artigo integral na Sala de Leitura Geral da Biblioteca Pública Regional da Madeira.

FEIJÓ, Rui Graça.-Língua, nome e identidade numa situação de plurilinguismo concorrencial: o caso de Timor-Leste . «Etnografica», V.º 12, n.º 1 (Mai.2008), p. 143-172.