<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7642394490584124287\x26blogName\x3d%C2%A0\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira7.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira7.blogspot.com/\x26vt\x3d6931918030699392325', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë Tema em destaque: Tratamento da diabetes tipo II : que opções se acrescentaram aos métodos tradicionais?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
"A diabetes mellitus afecta mais de 16 milhões de indivíduos nos Estados Unidos e a sua incidência tem estado a aumentar.1 E uma causa importante de incapacidade, de hospitalizações e um factor contributivo para, pelo menos, 7% de todas as mortes nos Estados Unidos. A carga económica da diabetes e das complicações a ela inerentes — que se calcula superior a $92 bilhões por ano — é assustadora.'
Felizmente, a compreensão da fisiopatologia da dia-betes e das suas complicações avançou consideravelmente nos últimos anos. Um objectivo dos clínicos gerais, num futuro próximo, pode ser a prevenção real da diabetes não insulínodependente (tipo II) com métodos provados em ensaios, que estão a decorrer coordenados pelos National Institutes of Health. Estes ensaios incidem sobre a prevenção ou reversão dos mecanismos que se considera contribuírem para o desenvolvimento da diabetes tipo II. Este artigo discute os conceitos actuais que dizem respeito a estes mecanismos e os métodos clínicos para ultrapassar a disfunção fisiológica em causa.

Os fundamentos dos ensaios sobre a prevenção?
O metabolismo normal da glucose é regulado por: (1) produção de glucose pelo fígado; (2) secreção de insulina e (3) acção da insulina nos tecidos periféricos. Na diabetes tipo II estas três actividades fisiológicas parecem estar alteradas de forma que a doença se caracteriza por: (1) produção aumentada de glucose pelo fígado; (2) anomalias da libertação de insulina e (3) diminuição da acção da insulina.2 A resistência à insulina atraiu muita atenção dos investigadores nos últimos anos. Postulou-se que a sua melhoria atrasaria ou evitaria a diabetes tipo II e é um objectivo específico dos ensaios em curso [...]".

Índice - download

Consulte o artigo integral na Sala de Leitura Geral da Biblioteca Pública Regional da Madeira.

CEFALU, William T..-Tratamento da diabetes tipo II : que opções se acrescentaram aos métodos tradicionais?. «Postgraduate medicine», V.º 8, n.º 5 (Dez.1997), p. 12-23.