<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7642394490584124287?origin\x3dhttp://bprmadeira7.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

  

 

 
 

ë História e Cultura: A evolução do conceito Ética

quinta-feira, 19 de junho de 2008
"A ética tem servido, ao longo dos tempos, como uma espécie de semáforo que regula o desenvolvimento histórico e cultural da Humanidade, num cruzamento onde desembocam a Moral, a Filosofia, a Religião e a Sociedade.

Mas, afinal, o que é a ética?

Como deveremos interpretar alguém quando afirma "hoje as pessoas já não têm ética? Estará a referir-se a uma mudança de valores, que já não respeitam os da sua época, ou a ser mais assertivo e a proclamar a inexistência de Ética? Existe ainda uma terceira hipótese: o conceito de Ética de quem proferiu a frase ser diferente daquele que a sociedade reconhece como "padrão"

A questão que se coloca não é meramente académica e penso ser fundamental para que se percebamos o que é a Ética e como evoluiu ao longo dos tempos.

Etimologicamente, a Ética radica na palavra grega ethos, que significa costume. Mas os costumes são determinados por valores morais e pelas leis vigentes, as quais condicionam a conduta humana numa determinada época. Assim se explica, por exemplo, que hoje em dia repudiemos a escravatura mas que selamos capazes de perceber que à luz da época era uma prática considerada normal por estar dentro dos parâmetros consensuais vigentes.

Do mesmo modo, o divórcio, o aborto ou a eutanásia são aceites com normalidade em algumas sociedades contemporâneas, enquanto outras rejeitam a sua prática.
Mas poderemos, neste caso, falar Ética?

[…] A evolução do conceito de Ética tem sido determinada pela mudança de hábitos, costumes sociais e padrões morais que determinam a conduta dos indivíduos perante a sociedade onde se inserem, ao longo das várias épocas históricas, mas também da moral e das leis vigentes. É nesta perspectiva que surge a ética. Importa então saber quais os critérios que determinam, ao longo da História, o padrão de conduta que as sociedades foram adoptando para definir o comportamento ético[...]".

Ver artigo integral na sala de leitura geral, Biblioteca Pública Regional da Madeira.

OLIVEIRA, Carlos Barbosa de - A evolução do conceito Ética. Rev. Dirigir para Chefias e Quadros, Ab/Mai/Jun 2007,n.º 98, p. 28-31.
Contém Separa, Empresas e Código de Ética.